A infecção gonocócica é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes globalmente, atingindo milhões de pessoas todos os anos. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer qualquer pessoa, e, se não tratada, pode levar a problemas sérios. Neste conteúdo, exploraremos os indicadores da infecção, formas de transmissão, diagnóstico e formas de cura da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma doença causada por bactéria que afeta principalmente as membranas do sistema genital, como canal urinário, região cervical, canal anal e orofaringe. Apesar de que seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode desencadear consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes conforme o indivíduo, e, em alguns casos, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:
Nos Homens:
Corrimento purulento na uretra
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Manifestações Femininas:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Ardência ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Sintomas Adicionais:
A infecção pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.
Modos de Contágio verifique aqui da Gonorreia
A maneira mais frequente de propagação se dá através de relações sem proteção, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, resultando em complicações para o recém-nascido, como infecção ocular grave.
Métodos de Diagnóstico
O diagnóstico da gonorreia pode ser feito através de exames laboratoriais, como:
Identificação da bactéria na urina: confirma se há contaminação na urina.
Análise de material infectado: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Exame de PCR: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Todavia, considerando a evolução da resistência bacteriana, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.